A Fermag é uma empresa com mais de 40 anos de atividades que sempre conservou a visão global em seu DNA. A começar pela sua fundação. Nasceu em Itabira, mas pelas mãos de um engenheiro italiano, Dr. Mário Araldi, apoiado por investidores de outros países. Com o passar do tempo, passou por mudanças, se adaptou às exigências de cada época. Cresceu, venceu fronteiras. Passou a ter novos proprietários. Mas não perdeu a visão global em sua essência.
A história da Fermag está diretamente ligada à do engenheiro químico italiano Dr. Mário Araldi. Durante um jantar entre amigos, em 1974, na pequena comunidade de Codevilla, na Itália, Mário Araldi foi convidado a conhecer uma mina de óxido de ferro localizada na cidade de Itabira, no Brasil. Sem entrar em detalhes, ele aceitou o convite para projetar, construir e dirigir a fábrica. Fundou, em 1976, a Fermag, empresa produtora e comercializadora de óxidos de ferritas magnéticas e ferro especiais.
A empresa é fruto de uma composição acionária entre a Mascarenhas Barbosa (40%), Terrox – Und Verkauf Aktiengesellschaft (40%) e Companhia Vale do Rio Doce (20%). Foi nacionalizada na década de 80, deixando de ser coligada da Terrox – Und Verkauf Aktiengesellschaft, que transferiu seus ativos para a Companhia Vale do Rio Doce. Neste período se iniciou a produção de ferrita magnética em pó com aplicação na indústria automobilística, indústria de linha branca e na indústria de peças sintetizadas para aplicações diversas.
Em abril de 1988, após sucessivas mudanças, a empresa tornou-se uma sociedade limitada, com a denominação de FERMAG – Ferritas Magnéticas Ltda. No início dos anos 2000, a empresa iniciou a produção de um novo produto: as mantas magnéticas. Nessa época, os diretores da FERMAG fizeram inúmeras viagens pelo mundo para conhecer mais sobre o processo de produção do produto, e subsequentemente a empresa começou a produzir cinco mil metros de mantas magnéticas ao mês. Posteriormente, a produção alcançou 20 mil metros por mês e atualmente a produção é de 200 mil metros de mantas magnéticas ao mês, podendo ser ampliada até 240 mil metros por mês.
Em meados de 2012, a instituição ganhou um novo salto precedido pela decisão de venda da empresa por Dr. Mario Araldi e Flávia Mendes. Após uma profunda análise, ciosos da competência e dedicação de seus funcionários, escolheram sete deles para serem os novos proprietários, os quais mantendo espírito empreendedor e com foco na melhoria contínua, vêm atuando de maneira satisfatória na gestão que vem resultando no crescimento da mesma. Uma vez que hoje a FERMAG é a maior produtora latino-americana de mantas magnéticas, com clientes em vários países da América do Sul e da Europa.